MSpeed. Tecnologia do Blogger.

Um blog de jogos , com dicas , informações e recomendações

A incoerencia dos motivos da franquia.

Autor : Unknown On terça-feira, 19 de abril de 2016 0 Comentarios

 protestos deu resultado, mas, ainda não é o suficiente.

Teve-se um grande impacto os protestos contra as franquias.
Por momento, isto realmente funcionou, mas infelizmente, a Anatel e algumas destas operadoras ainda INSISTEM em tentar implanta-las, por momento eles suspenderam as franquias por 80 dias ate que haja um serviço que consiga informar aos seus usuarios quando suas franquias estiverem chegando ao fim
Isto é, ainda estão tentando colocar as franquias é apenas uma questão de tempo.
Mas hoje, o assunto é um pouco diferente, pegarei todas as justificativas que estas empresas utilizam para implantar a franquia e irei desconstrui-los totalmente e mostrar que são motivos fúteis, e que acredito, não ser a razão.

Atualização 4/27/2016 - Aparentemente a Anatel e as operadoras deram uma recuada na ideia das franquias, mas, é bom se manter informado para caso isto volte a acontecer; Não os deixe implementarem este cartel e se você puder, mude para uma operadora que realmente se importa com o cliente.

Para dar inicio, irei começar mostrando a incoerência de algumas das justificativas para limitar a internet, no final desta postagem você ira encontrar a fonte de onde retirei estas "justificativas" para o uso da franquia, resposta das operadoras apos a revolta de seus usuarios sobre os limites e o que podemos fazer².


"A rede não suporta um serviço ilimitado, isto causa congestionamento"


É importante lembrar que os americanos já passarão por isto e começaram a reclamar da mesma forma com que estamos.
Nos EUA há algumas áreas que apresentam um monopólio de apenas uma empresa : a COMCAST, esta vende serviços de franquia da mesma forma como estão tentando implementar por aqui.
As provedoras por lá utilizaram do mesmo argumento e não demorou muito para desmentirem isto.

Há pouco tempo atrás um dos funcionários do serviço de suporte desta empresa ( COMCAST ) acabou vazando algumas informações em um site de anonimato; não demorou muito para aquilo ser postado em outros locais; O fato é que no manual de instruções que a empresa entrega para seus funcionários tem uma lista de "DO AND DON'T" ( Fazer não fazer )

O motivo para o plano de limite de franquia :

Fale : " "É justo e prove uma maior flexibilidade nas políticas com nossos usuários"
Não fale :  "O programa serve para controlar o congestionamento" ( Não é. )

Logo a própria operadora que tem sido base para o tal limite da franquia já desmentiu esta justificativa de que é o congestionamento; Mas como alguns irão falar que isto é provavelmente falso :
O presidente Michael Powell da National Cable and Telecommunications Association ( É praticamente a Anatel deles ) ja afirmou que os limites de franquia não se tratam de "congestionamento" e sim de uma questão de ser "justo"
Mas então, qual seria o verdadeiro motivo? ( Deixarei para contar por ultimo xd )
PS : Prevejo as operadoras utilizando desta justificativa de "ser justo" em breve.


"A internet não é infinita"


Esta é mais uma desculpa esfarrapada, a internet é um serviço totalmente diferente de agua e luz
Além disto estamos em 2016 e alguns cientistas ja estão descobrindo um novo tipo de internet que estão para chamar de Internet da Luz que chega aos 10 gb de velocidade utilizando LEDS para transferir os dados
Enquanto aqui no Brasil estão querendo nos limitar.

O fato é que a internet funciona através das fibras ópticas que enviam e recebem informações; se eles estão tendo problemas com a qualidade ou problemas no envio destas a forma mais fácil é de melhorar a infra estrutura. Quando eles limitam seus usuários por conta de seus serviços de ma qualidade isto é como uma forma de varrer o problema para debaixo do tapete.


"Este modelo é utilizado em países desenvolvidos"



Esta é provavelmente a mais triste das afirmações que li, utilizando os Estados Unidos como exemplo.
A COMCAST é uma das únicas empresas de internet em algumas regiões do EUA, o que faz com que, ela tenha um monopólio por lá e possa colocar o preço que quiser por seus serviços.
Mas mesmo com este monopólio ela não tem um preço tão alto, inclusive, muito menor do que o que as operadoras por aqui querem implementar.
Por lá eles tem 300 GB disponíveis por 16mb a um preço de $70, caso eles passem o limite tem que pagar mais $10 para cada 50 GB extras; caso queiram um serviço ilimitado só tem que adicionar +$30 ao pagamento de suas internets.
O que há de se notar é que trata-se do ÚNICO SERVIÇO DISPONÍVEL para algumas pessoas.
Em outras regiões há outras diversas provedoras que oferecem uma internet ilimitada por um preço praticamente igual.
Alguns outros países que colocam limites de franquia : Austrália, Inglaterra e Canadá
Há de se lembrar que os limites destes países são bem maiores e com um preço mais baixo que os que nossas operadoras querem colocar.
Em alguns casos extremos tem operadoras vendendo 500 mb de internet com 300GB de franquia por aqui em um "pacotão combo".
Por la geralmente estes serviços apresentam uma conexão ilimitada.(pacotões)

"Você vai pagar pelo que usa de internet"


Outro absurdo, há alguns anos atras (2011) foi feito uma pesquisa que revelou o custo para uma telecom transferir 1GB, este era por volta dos $0.3 centavos em 2011, se levarmos em conta que o preço provavelmente abaixou com o rapido avanço das tecnologias, hoje, poderíamos estimar que ele esta por volta dos $0.1
Por aqui no Brasil mesmo que com uma infra estrutura pior, duvido muito, que fique muito acima de R$0.4 por GB.


Acho que ficou claro que nenhum dos argumentos que estão sendo utilizados para implementar os limites de franquia por aqui no Brasil são motivos fortes; Mas afinal qual seria os motivos para implementar as franquias?



  Possíveis motivos?

São apenas possibilidades.


como sabemos, nossas operadoras tentam barrar serviços que acabam competindo contra elas.
A não muito tempo atrás vocês devem ter ouvido que as operadoras estavam querendo banir o WhatsApp ( so jogar no google )
Basicamente com a chegada do WhatsApp todos pararam de utilizar dos serviços de SMS por celular, outros, ate mesmo pararam de fazer ligações.
O resultado foi um prejuízo para elas, a saída, foi a limitação da internet dos celulares. Mesmo assim isto ainda não adiantou muito uma vez que os usuários podem utilizar de wi-fis publicos e de suas casas para seus celulares não necessitando mais dos SMS.

O grande problema se deu quando um outro gigante como o WhatsApp chegou : Netflix.
Responsável por fechar os chamados "Blockbusters" ( as locadoras por lá ) e também por estar fazendo os telespectadores abandonarem a televisão pelo seu serviço.
Estas empresas que estão aderindo as franquias não vendem apenas serviço de internet, e sim de praticamente todos, telefone fixo e movel, tv a cabo, conexão a internet...etc
Como eles estão perdendo lucro por conta destas concorrências que eles julgam "desleais", obviamente, eles irão tentar buscar recuperar isto de alguma forma.

Com as franquias eles podem fazer com que alguns usuários que abusam de suas redes parem de gerar prejuízo e passem a dar lucro, além disto, podem aumentar o preço oferecendo o mesmo serviço sem gastar . De bônus eles ainda derrubam wi-fi de graça(anti whatsapp) e o Netflix resultando em algumas pessoas a voltar a contratar outros serviços.

Como sabemos a história se repete; Quando não conseguirão competir contra o Whatsapp a solução foi de tentar tira-lo do ar e ate mesmo de barra-lo; como não deu certo limitaram as internet de celular.
E agora estão fazendo isto novamente, so que com a internet ADSL e a fibra.



Considerações finais


Nossa legislação é extremamente complexa e os custos para fazer estas infra estruturas(da internet) são também elevadíssimos e afeta diretamente no retorno que estas gigantes recebem; junte isto ao fato de termos ainda leis que exigem um padrão para nossa internet e a introdução do marco civil e ja da para ver um outro lado da moeda.

Vendo por este lado, se sacrificaria a internet sem limites por uma limitada, porém, de "qualidade'.' atendendo ao padrão sem ter que gastar por uma melhor estrutura; mas, isto não justifica o fato de do nada as maiores distribuidoras de internet do país( Vivo, GVT, Oi, NET junto com a Anatel ) se unirem e tentarem colocar o mesmo plano.

Resposta das operadoras sobre os limites.

(Pode encontrar no link acima /\ )

 O que podemos fazer? ²

Novamente é extremamente importante mostrar que você NÃO IRA ENGOLIR ESTA.


  • Se você esta para ser afetado pelas franquias e tiver opção de mudar para uma sem ela, MUDE!

( Pode fazer isto utilizando desta lista que mostra provedores de internet ilimitada )

  • De apoio aqueles que estão ajudando a tentar barrar o limite de franquia, por incrível que pareça, um simples obrigado pode ajudar muito em continuar a lutar contra estes colossos.

  • Novamente, assine petições contra o limite de franquia

    • Ajude a fazer com que a tentativa de limitar a internet seja proibida ( so é necessario apoiar a ideia utilizando de seu perfil de rede social ) PS : Aparentemente ja atingiu o numero de apoios necessarios, pode deixar seguindo se quiser para saber qual sera o desfecho.

      • A incoerência dos motivos para a implementação dos limites são gigantes; se nós continuarmos a mostrar toda nossa descontentamento eles acabarão desistindo da ideia.



        Não deixe que a internet limitada vire rotina.

        Mostre que isto não ira dar certo e quem ira perder são eles ( que limitam ) e não os consumidores. 

         


Esta postagem teve como base as seguintes noticias/reportagens que foram utilizadas para desconstruir os motivos pelo qual alguns destes ( que apoiam as franquias ) falam que a mesma é benéfica e também as respostas das operadoras após o descontentamento de seus usuários.
 Era da banda larga fixa ilimitada acabou, diz presidente da Anatel
Suspensão do corte/redução da internet fixa após fim da franquia
Anatel acredita que o limite pode ser benéfico

0 Comentarios:

Postar um comentário